Prodemge e Serpro estabelecem parceria

A partir da iniciativa da Diretoria de Desenvolvimento de Sistemas com o apoio da Diretoria de Gestão Empresarial foiestabelecida uma parceria voltada para o repasse do conhecimento entre a Prodemge e o Serpro, buscando aprimorar a capacitação de profissionais da Companhia no trabalho com o Expresso V3. O Expresso é uma solução de comunicação e colaboração inteiramente desenvolvida em software livre, adotada internamente pela Companhia desde 2014 e ofertada como produto aos clientes desde o início deste ano.

 

O especialista Flávio Lisboa, empregado do Serpro de Curitiba, está fazendo o repasse, que teve início no dia 16/11, com duração de dez dias, em horário integral, na unidade da Rua da Bahia. Participam profissionais das gerências de Produtos (GPP), Processos eSoftware (GPS), Arquitetura Corporativa (GAC) e Redes (GRE), nessa ação educacional que é coordenada pela Gerência de CapacitaçãoPresencial (GCP).

 

Como explica Flávio Lisboa, sendo um software livre, de código aberto, o Expresso é continuamente aprimorado, oferecendo novas configurações ou plug-ins de acordo com as necessidades dos usuários. “O Expresso está em sua versão 3 e, juntamente com a versão 2, possui hoje cerca de meio milhão de usuários. Imagine então que, nesse cenário, certamente existirão o que chamamos de conflitos de requisitos, ou seja, algumas funcionalidades implementadas podem interferir negativamente nas solicitações de outros. Isso é muito comum em projetos comunitários. Estou compartilhando nossa experiência com os profissionais da Prodemge, mostrando como lidar, da melhor forma, com essa realidade”, afirma Flávio.

Miguel Moreira (GRE) participa desse repasse e afirma:" está sendo muito importante conhecer detalhes da arquitetura da aplicação, de forma a gerar ideias novas que podem implicar em mudanças na infraestrutura do ExpressoMG".

Para tratar dessas questões e homologar as evoluções do Expresso, existe a Comunidade Expresso, que pode ser conhecida
 aqui. Após o repasse de conhecimento que está sendo realizado, os profissionais da Prodemge passarão a fazer parte dessa comunidade.

Como explica Isabel Sebastião, da Gerência de Produtos (GPP), responsável pelo ExpressoMG, “uma vez consolidada a oferta do ExpressoMG no Caderno de Serviços, tornou-se imprescindível a inclusão efetiva da Prodemge na Comunidade Expresso, viabilizando assim a participação de nossas equipes na evolução do produto”. 

O ExpressoMG oferece, entre suas funcionalidades, o correio eletrônico, a mensagem instantânea e a conferência eletrônica, além de possuir integração com dispositivos móveis e mecanismos de segurança, como acesso por certificação digital e controles de antivírus e antispam.