Smiley face

Perguntas e Respostas

Search FAQs

Correio eletrônico eficiente e com interface fácil de usar.

 

É comum as pessoas possuírem comunicação mais frequente com determinados grupos de pessoas as quais normalmente ela irá enviar emails quase que diariamente.

Você pode criar seus vários grupos, como por exemplo, grupo do futebol, grupo do samba, grupo do projeto xyz.

Isto facilita muito na hora de enviar um email para as pessoas constantes nestes grupos, bastando para isto enviar o email para o grupo.

 

A imagem a seguir demonstra conforme as setas vermelhas os passos para criação de grupos.

 

 

Imagine que em algum momento você enviou um email para um endereço errado.

Ex: Era para voce enviar para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e você colocou como destinatário Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.(com s). 

Estes contatos(chamados de contatos dinâmicos) são guardados toda vez que você envia um email. Os destinatários são guardados justamente para auxilia-lo a relembrar quando for enviar um email novamente(são seus contatos mais frequentes).

Se por acaso você informou um destinatário equivocadamente e agora deseja retira-lo da lista dos mais frequentes, ou mesmo queira fazer alguma outra manutenção nesta lista.

 Ex:

1- Ao abrir a lista de sugestões;

2- Desejo excluir o contato Alan Santos, conforme a imagem:

 

 

Conforme imagem abaixo, vou excluir um email dos meus contatos:

1- Isso é feito no módulo CATALOGO DE ENDEREÇOS, clicar no módulo.

2- Selecionar Contatos no MÓDULOS

3- Selecionar Contatos Coletados(é neste catálogo que são salvos os emails enviados para serem relembrados mais tarde.

4 - Marcar o contato a excluir(com um clique)

5- Com botão direito sobre o item a excluir, exclua-o escolhendo a opção Apagar Contato.

Caso você necessite poderá também incluir ou editar um membro deste catálogo, então ele irá aparecer sempre naquela listinha de sugestões de destinatários quando voce for enviar um email.

 

 

 

Conforme figura abaixo:

1- Clique no ícone que mostra todas as colunas no email;
2- Marque as colunas que desejar ver ou não ver na listagem dos emails;

Obs: As colunas a serem mostradas ficarão armazenadas no cookie do navegados para não haver necessidade de remarca-las para próximas visualizações da lista de emails.

 

 

Não se desespere!

Quando você edita um email, e este sofrer alguma alteração no período configurado pelo administrador, o ExpressoBr irá salvar uma cópia deste seu email na pasta Rascunhos.

Se houver algum problema, seja por queda de rede(conexão) ou algum outro fator externo, vá na pasta Rascunhos do módulo de email que lá estará uma cópia do seu recém editado email.

Dê duplo clique sob  o email e continue editando-o.

É recomendável que os emails da pasta  rascunhos sejam excluídos de vez em quando.

OBS: No menu superior da edição do email existe um botão que pode ser acionado a qualquer momento para salvar uma cópia do seu email na pasta RASCUNHOS.

 

Para definir a sua assinatura, clique com o botão direito sobre sua conta de email (no caso "marcelo.toyama@serpro...") e escolha editar conta.

 

asdfasdf

 

O ExpressoBr possui suporte a certificados digitais para cifrar e assinar mensagens de email. Cifrar uma mensagem, significa que somente os destinatários poderão ler. Assinar uma mensagem garante ao destinatário que ela foi enviada por você.

Para um tutorial detalhado veja a wiki - https://comunidadeexpresso.serpro.gov.br/mediawiki/index.php/Admins/Certificados

O ExpressoBr permite importar e exportar emails. As mensagens são agrupadas em um arquivo ZIP e é disponibilizado o download.

Cada mensagem individual é armazenada no formado EML.

Para usar a função, selecione as mensagens com e clique com o botão direito do mouse.

O ExpresoBr usa o servidor SIEVE para criar regras de filtro.

Elas são acessíveis no menu abaixo:

 

Basta clicar com o botão direito do mouse e escolher alternar destaque

 

Basta clicar no [X] ao lado direito do nome do remetente.

Catálogo de endereços juntamente com contatos  e  grupos pessoais.

 

Contatos denominados coletados são os contatos que são colocados no catálogo pessoal  do usuários, e contém  todos os destinatários dos   emails que voce enviar. Ele servirá como memória de seus principais emails utilizados para se comunicar.

 

Estes contatos podem ser criados, editados ou excluídos e estão disponíveis aos usuários via módulo CATALOGO DE ENDEREÇOS:

 

Em seus sub-itens Todos os Catálogos => Catálogos => Contatos Coletados.

 

Estes contatos é que irão aparecer como sugestões de destinatários quando você for enviar um email(memória de seus principais contatos).

 

 

Como verificado na figura abaixo, o mesmo usuário( Emerson Faria Nobre) possui 3 referências como contatos. Um de carinha preta e dois com carinhas brancas.

 

1- O contato com carinha preta, conforme indicado por 1,  deve ser o contato utilizado, pois este é o contato do sistema e permanecerá para sempre.

 

2- Já os contatos com carinhas branca são contatos pessoais os quais podem ter sido criados por você mesmo(em algum grupo de contato pessoal).

 

Quando você envia um email é criado um contato no catálogo pessoal Contatos Coletados, e estes ficarão também como contatos pessoais seus e com carinhas brancas.

 

Os contatos pessoais são seus, e portanto sujeitos a serem exclu[idos por você e desaparecerem de um agendamento por exemplo, caso você exclua este contato de carinha branca via módulo catalogo de endereços.

 

Basta clicar o botão importar contatos! O expressobr abre uma janela com diversos tipos de contatos para serem importados!

  

 

Clique em Módulos >> Grupos pessoais, a seguir crie seu grupo de contatos!

 

Basta clicar em Exportar contatos e selecionar o formato de exportação desejado.

 

Módulo para agendamento de compromissos com seus amigos.

 

Sim, e não é necessário que este contato esteja armazenado em algum dos seus catálogos. Pode-se digitar o e-mail completo no campo participante e apertar enter para que este seja adicionado.

 

Existem três possibilidades de acesso a sua agenda pelo seu smatphone:

 

 

1. Via aplicativo mobile do expressoBR

      O Expresso Mobile é uma interface simplificada de acesso aos módulos do Expresso.  Ele acessa os serviços do expresso via  normalmente via interface de um web browser, tanto para dispositivos móveis como via desktop, porém ele se ajusta ao dispositivo utilizado.

Quem disponibiliza a URL de acesso ao ExpressBr Mobile é o administrador do expressoBr.

 

1.1. Como instalar/Disponibilizar o Expresso Mobile(para administradores)?

O Expresso Mobile é uma aplicação JavaScript + PHP, e não requer nenhuma configuração especial. Uma vez copiado para dentro do diretório home do Apache, tem sua URL já acessível e funcional.

Passo a passo: O código do ExpressoLite encontra-se no subdiretório expressolite, dentro do diretório scripts. O diretório expressolite pode ser copiado diretamente como um subdiretório de qualquer servidor Apache, que deve rodar PHP e ter a biblioteca php5-curl instalada. O arquivo conf.php, no diretório expressolite, contém as constantes a serem configuradas para a aplicação (auto-explicativas).

 


1.2. Configurações de Redirecionamento

Normalmente para evitar muita concorrência de acesso aos servidores do expresso ou mesmo permitir a separação dos acessos feitos via estes dispositivos(móveis) do restante dos usuário, o administrador poderá eleger servidores específicos para tratamento destas requisições.

 

Para isso ocorrer o administrador deve habilitar um plugin visando permitir que requisições feitas a partir de dispositivos móveis sejam redirecionadas para um mobile frontend. Essa habilitação é feita pela inclusão da seguinte linha no arquivo init_plugins.php:

 

Tinebase_UserAgent_Plugin::init(__DIR__ . DIRECTORY_SEPARATOR . 'config.inc.php');

O endereço para onde as requisições serão redirecionadas é configurado pela chave 'mobile' no arquivo config.inc.php

return array( ... 'plugins' = array( 'mobile' => array( 'redirect' => [TRUE | FALSE] 'url' => '[URL MOBILE]', ) ) );

 

2- Via sincronização pelo protocolo Activesync

 

O ActiveSync é um protocolo utilizado para sincronia de e-mails, contatos, calendário e tarefas com dispositivos móveis. Clientes ActiveSync estão presentes em dispositivos como Android, Windows Phone, IPhone e IPad. Para os Nokias com S.O. Symbiam, o cliente MailForExchange pode ser instalado. Na configuração desses dispositivos esses clientes são denominados ActiveSync, Exchange ou Email Corporativo.

Assim como na conexão Imap anterior, existe a necessidade de configurar, tanto no aparelho móvel, como também agora alguns ajustes no servidor Expresso.

 

Caso o dispositivo ainda não tenha sido testado para o Expresso, primeiro consulte o manual do dispositivo para descobrir como criar uma conta do tipo Exchange ActiveSync e obtenha os endereços necessários a serem configurados com seu administrador do expresso.

Utilize as seguintes informações para realizar a configuração:

 

 Servidor Exchange ActiveSync: <DOMÍNIO EXPRESSOV3>         (exemplo: expresso.empresa.com.br)
 E-mail: <ENDEREÇO DE EMAIL>                                (exemplo: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.)
 Usuário: <LOGIN_DO_EXPRESSO>                                
 Senha: <SENHA_DO_EXPRESSO>
 Domínio: <DOMÍNIO BASE>                                    (exemplo: empresa.com.br)
 Conexão segura (SSL): <HABILITADO>
 Aceitar todos certificados: <HABILITADO>


3- Via sincronização pelo protocolo Caldav

Para o item  acima haverá necessidade de configurar seu smartphone. Siga os procedimentos abaixo.

Para Android execute os procedimentos abaixo:
 
1. Instale o App Caldav Sync (https://play.google.com/store/apps/details?id=org.dmfs.caldav.lib)
 
2. Vá nas configurações do Android e peça para criar uma nova conta Caldav | Caldav
 
3. Preencha o endereço do servidor colocando sua URL do expressobr(ex: https://correiobr.xyz.gov.br com seu usuário e
senha do correio. Clique em próximo
 
4. Selecione o Calendário que você está usando pelo V3
 
5. Defina um nome da Conta no Android
 
6. Pronto. Aguarde o sincronismo que os compromissos vão aparecer no calendário padrão do seu
smartphone.
 
7.  Na agenda, o usuário deverá estar com a permissão de sincronização:
 
 

 

Um arquivo só pode ser adicionado a um evento pelo organizador deste evento. Desta forma, o criador ou quem tem permissão de edição sobre o calendário do criador do evento, pode adicionar um organizador.

Para que você possa adicionar um arquivo, é necessário que você seja o organizador.

 

Adicionando um arquivo

1 – É necessário que a Visão seja alterada para “Organizador”.
2 – É necessário ter permissão de“Edição” no calendário em que o evento esteja gravado.
3 – É necessário que o usuário que adicionará o arquivo deve ser o organizador. Para concluir clique em OK, e o usuário colocado como organizador poderá adicionar um arquivo.
4 – Área a ser clicada para adicionar um arquivo no evento

Somente após essas configurações que será possível que você adicione algum arquivo a este evento. Para isso deve-se utilizar o botão de adicionar arquivo, ou arrastar o arquivo para a área tracejada. ( No help do expresso, Módulo 4 – Calendário > Adicionando arquivos a um evento)

Tela para adicionar o arquivo

 

 

Caso você tenha solicitado ser alertado via email durante criação de um evento, normalmente irá receber um email de alerta no período cadastrado naquele evento.

Caso você não receba o alerta possivelmente há necessidade do administrador librerar esta funcionalidade. Abra um chamado no seu atendimento com o título  "Alertas de agendamento não estão sendo enviados pelo Expresso".

Para geração de alertas(recebimento de email) siga instruções conforme abaixo.

Tela de criação de alertas:

1- Clique mo menu Alarmes, durante a criação de um evento.

2- Marque a periodicidade do alarme

3- Adicione a periodicidade

Obs1: Você poderá criar mais de uma periodicidade para alertas de aventos.

Obs2:  Caso seu smartfone esteja configurado para sincronizar com o expresso você terá esta notificação no próprio smartfone.

ATENÇÃO:  Você irá receber alertas conforme a opção que você selecionou nas suas preferências. Para verificar quais opções para alerta configuradas siga os seguintes passos:

1- No canto superior direito da tela do expresso há um link informando o seu usuário do tipo:

usuario : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2- Clique sobre ele e ao abrir as opções clique em preferências.

3- Clique em Calendário

4- Verifique a opção existente na seguinte configuração e escolha a que melhor se adaptar a sua necessidade(qual o caso que você deseja receber notificações dos agendamentos):

Obter Emails de Notificações

a) Nunca

b) A convite e cancelamento somente

c) Mudanças da hora/local

d) Em todas as atualizações menos respostas dos participantes

e) Em respostas de participantes também

 

 

Caso você receba um convite de agendamento e não puder participar, você poderá:

1- Rejeitar o evento

2- Delegar o evento a outra pessoa(substituição)

3-

 

Em construção...

 

Você irá receber alertas conforme a opção que você selecionou nas suas preferências.

Para verificar quais opções para alerta estão configuradas siga os seguintes passos:

1- No canto superior direito da tela do expresso há um link informando o seu usuário do tipo:

usuario : Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

2- Clique sobre ele e ao abrir as opções clique em preferências.

3- Clique em Calendário

4- Verifique a opção existente na seguinte configuração:

    Obter Emails de Notificações

Escolha a opção que melhor se adapte a sua necessidade(em qual situação você deseja receber notificações dos agendamentos), no caso da pergunda desta questão provavelmente a opção d) seja a recomendada,  pois o usuário não quer receber o notificações de outros participantes...

a) Nunca

b) A convite e cancelamento somente

c) Mudanças da hora/local

d) Em todas as atualizações menos respostas dos participantes

e) Em respostas de participantes também

Sim, você pode ter mais de uma agenda, e com cores diferentes!! Para criar uma agenda, basta clicar com o botão direito do mouse sobre a pasta calendários!

 

 

 

 

 

Adicione seu coleguinha no evento e clicle na aba Mapa de Disponibilidade!

Você poderá ver se seu amigo tem um evento conflitando antes mesmo de criar o evento!

 

 

Sim! Você pode delegar a participação do evento para seu colega/colaborador.

Apenas clicle em editar evento > delegar!

Modulo de gestão de tarefas dos usuários.

Crie normalmente o evento, definindo sumário, prioridade, etc.

No campo Responsável procure pela pessoa que você deseja desegnar a responsabilidade.

Salve a tarefa e pronto!

  

 

Você pode organizar suas tarefas em listas. Basta criar LISTAS DOS A FAZER nova e organizar tudo!

 

Solução de armazenamento e compartilhamento em nuvem que permite ao usuário compartilhar arquivos.

Expresso driver é um plugin do expresso para acessar uma ambiente de owncloud (Plataforma livre para armazenamento de arquivos na nuvem)

https://owncloud.org/

Expresso driver

 

 

A funcionalidade de compartilhar arquivos usando um link ainda não foi implementada no plugin owcloud do Expresso Driver.

Versão customizada considerando acessos via dispositivos móveis.

Versão disponível para utilização por pessoas portadoras de  deficiências visuais ou motoras  conforme regras universais de acessibilidade.

Normalmente esta opção é configurada pelo administrador.

Solicite a configuração do parâmetro "saveusername" ao seu administrador ou abra um chamado neste sentido.

Se estiver configurado, o cookie do browser irá persistir esta informação, a não ser que o usuário limpe todos os dados do navegador.

 

Existem uma grande quantidade de traduções para o ExpressoBr, porém as linguagens homologadas para versão BR são o Português do Brasil, o Espanhol, o Ingles e o Alemão.

 

Para escolher a linguagem utilizada, basta seleciona-la no item IDIOMA na página inicial do expressoBR.

 

 

 

O captcha é um mecanismo de segurança que  que incorpora uma solução envolvendo a cognição humana.

Para evitar o acesso robotizado ao ExpressoBR, o administrador pode configurar a quantidade de vezes que um usuário poderá errar seus dados de identificação para que seja apresentada a ele uma cognição humana para resolver.

A cognição humana do ExpressoBr  requer que o usuário identifique as letras de uma imagem distorcida, às vezes com a adição de uma sequência obscurecida das letras ou dos dígitos na tela para que o usuário as repita.

1) Tenha os drivers do Token configurados corretamente (vide https://comunidadeexpresso.serpro.gov.br/mediawiki/index.php/Admins/Certificados)

2) Coloque o token na porta USB do computador

3) Acesse o site https://[[sua url do expresso]]

4) O browser vai pedir a senha do token e automaticamente te logar no ExpressoBr

Certificado digital ICP Brasil - Token. Assinar e cifrar emails digitalmente.

Grande parte das pessoas tem consciência da necessidade de proteger o computador. Mas e o transporte? Todos os serviços web (email, messenger, etc) tem senhas mas ainda assim estão sujeitos a acesso não autorizado e o tráfego entre servidores não é protegido. Além disso, qualquer pessoa pode fazer uma conta de e-mail ou Messenger com o seu nome e entrar em contato com outras pessoas simulando ser você. É por essa razão que as pessoas precisam ganhar consciência da necessidade de proteger os dados em trânsito e a própria identidade através de criptografia / certificados digitais

O usuário deverá possuir um Certificado Digital, este permitirá a leitura e envio das mensagens cifradas destinadas ao mesmo. Caso não possua um Certificado Digital de Usuário, o requerente deverá entrar em contato com uma AR(Autoridade de Registro). Esta fornecerá as informações necessárias para adquirir um Certificado Digital. Para maiores detalhes visite o site do SERPRO(https://www.serpro.gov.br/certificacao-digital/);

Assinatura Digital : A assinatura digital é uma modalidade de assinatura eletrônica resultado de uma operação matemática que utiliza criptografia e permite aferir, com segurança, a origem e a integridade do documento.

Para assinar digitalmente um email basta usar a opção abaixo a compar a mensagem:

Criptografia/Cifragem: A criptografia se constitui em um conjunto de métodos e técnicas destinadas a proteger o conteúdo de uma informação, tanto em relação a modificações não autorizadas quanto a alteração de sua origem, sendo uma das técnicas que possibilitam o atendimento dos requisitos básicos de segurança da informação. A confidencialidade de um documento - texto claro - será garantida quando ele for processado por um conjunto de operações, sendo transformado em um texto cifrado. O emissor do documento envia, então, o texto cifrado, que será reprocessado pelo receptor,transformando-o, novamente, em texto claro, igual ao emitido. O conjunto de regras que determina as transformações do texto claro é chamado de algoritmo (uma seqüência de operações) e o parâmetro que determina as condições da transformação é chamado de chave. O processo inverso da Criptografia é chamado de Descriptografia ou Decifragem.

Para cifrar digitalmente o email, use a opção abaixo ao compor uma mensagem:

Webconferência com voz, vídeo e apresentações

Não perca tempo com! Comunique-se rapidamente usando webconference dentro do ExpressoBr

1. Barra superior: Este componente apresenta botões para sair ou encerrar a videoconferência;
2. Janela de usuários: Apresenta uma lista com todos os participantes com informações a respeito do perfil e componentes habilitados de áudio/vídeo;
3. Janela da apresentação: É o componente que exibe a apresentação, além de disponibilizar controles para o apresentador;
4. Janela de bate-papo: É o componente onde os participantes podem trocar mensagens de texto;
5. Janela de vídeos: Apresenta uma lista de vídeos dos usuários com webcam habilitada;
6. Barra de ferramentas: Neste componente estão localizadas as principais ações relativas ao módulo de webconferência;
7. Barra inferior: Este componente contém a especificação do layout de apresentação de tela;

FAQS para instalação de um ambiente de testes do ExpressoBR

Existe uma wiki sobre a instalação do ExpressoBR: Wiki - instalação

Os principais tópicos são cobertos ai. Dúvidas e problemas encontram solução no Fórum da comunidade. Fórum - ExpressoBR.

 

O ExpressoBR possui um instalador automatizado!

Download do instalação automático: Download

As instruções de uso estão em: Wiki - instalação automatizada

Sim! Você pode ativar logs de auditoria para o ExpressoBr.

Entre no setup.php do expresso - ela é algo do tipo:

https://<seu-site-do-expresso>/setup.php

1) selecione a opção auditoria -> sim

2) clique em salvar configuração

3) O sistema registra as atividades no arquivo de log "/var/log/apache2/error.log";

O formato das informações registradas deve estar no seguinte padrão:

Expressomail_AuditLog[ID];$timestamp;$type;$sessionid;$module;$user;$method;$parameters;$message;

 

O usuário pode procurar as informações abrindo o arquivo citado acima e procurando pela chave "Expressomail_Auditlog";

 

1) Clicar em Aplicações no menu esquedo da tela 

2) Clicar com o botão direito na aplicação 'Messenger' e selecionar 'Preferências'

3) Preencha as informações do seu servidor. Um exemplo é a imagem abaixo:

 

Isso pode ser porque você ainda não tem um servidor Jabber instalado.

A wiki do ExpressoBR tem informações de como instalar e configurar o servidor jabber.

https://comunidadeexpresso.serpro.gov.br/mediawiki/index.php/Admins/Messenger

Entre no módulo de administração. Selecione menu usuários e clique no botão criar usuário.

A tela para criação de usuário aparecerá.

Entre no módulo administração.

Selecione o menu grupo

Clique no botão criar grupo.

A seguir preencha o formulário.

Selecione o módulo de administração.

Clique em função.

Clique no botão adicionar função

Adicione usuários/grupos para essa função e escolha as permissões da função (tela abaixo).