Instalador automatizado

 

1) Este processo de instalação, prevê a instalação completa do expressoV3 e de todos os seus serviços, incluindo servidor Web Apache, diretório Ldap, Banco de dados Postgresql, Imap e Postfix, dentre outros, em um único equipamento ou máquina virtual.  Após a instalação, você poderá separar estes serviços em outras maquinas virtuais/equipamentos,  bastando para isso configurá-los via setup.php.

Após a instalação você dispõe de um ambiente pronto para  testes e futura produção, conforme todas as funcionalidades documentadas no Wiki.

Após a instalação ficam disponíveis dois usuário a saber:

tine-admin para atividades de configuração de serviços(aacessado pela url do expresso/setup.php)

expresso-admin para atividades de configurações do expressov3(acessado pela url do apache instalado na máquina expresso normal(normalmente, para testes é http://127.0.0.1)).

Ao final da instalação serão mostrados os usuários com suas respectivas senhas que foram configuradas, bem como  dos principais serviços instalados.

 

2. Instalando versões com suporte a multidominios habilitado e com um domínio configurado:

Este instalador foi testado sob o Sistema Operacional estável Debian 7.x – Wheez.

O Instalador automatizado foi testado na versão ExpressoBr.20160719.00.RC2.

Para testar a versão acima(ExpressoBr.20160719.00.RC2) o instalador(arquivo install.sh disponibilizado após a descompactação do instalador automatizado) deve ser alterado/configurado nas suas primeiras linhas para baixar a versão correta, conforme exemplificado abaixo:


URL_DOWNLOAD='http://comunidadeexpresso.serpro.gov.br/portal/downloads/tine20-allinone_ExpressoBr.20160719.00.RC2.tar.bz2'
EXPRESSO_PACKAGE='tine20-allinone_ExpressoBr.20160719.00.RC2.tar.bz2'

Após isso, estando o instalador(install.sh) com as permissões necessárias para execução(chmod 775 install.sh) basta executa-lo que iterativamente serão configurados todos os serviços.

OBS: Após a instalação configurar, via módulo de administração, o timezone para sua região, que originalmente não está configurado para o TZ Brasil/São Paulo.

Sobre o Instalador...

Sobre Multidomínios...

 


 

Como executar o instalador?

  1. Baixe o pacote do instalador
  2. Descompacte o instalador com o comando: tar -xvf nomearquivobaixado.tar.gz -C  [nome diretório destino]
  3. Configure o arquivo ./expresso-v3/install.sh, conforme item 2 acima
  4. Autorize execução do instalador(chmod 775 ./expresso-v3/install.sh
  5. Execute o instalador : install.sh