Admins/ExpressoLite

De Wiki Expresso V3
Ir para: navegação, pesquisa

O Expresso Lite é uma interface simplificada de acesso aos módulos do ExpressoBr. Ele acessa os serviços do expresso via protocolo JSON/RPC e roda em browsers, tanto de desktop quanto de dispositivos móveis. Trata-se de um simples cliente JavaScript + PHP, não requerento nenhuma configuração especial. Uma vez copiado para dentro do diretório www do Apache, tem sua URL já acessível e funcional.

Informações para desenvolvedores podem ser encontradas aqui.

Instalação

A versão estável do pacote do Expresso Lite pode ser baixada diretamente da página da comunidade. O código-fonte da versão de desenvolvimento pode ser baixado diretamente do repositório do GitLab.

O pacote pode ser descompactado em qualquer diretório acessível pelo servidor web, que deve ter suporte a PHP5 e a biblioteca php5-curl instalada.

Uma vez descompactado, edite o arquivo conf.php, que se encontra no diretório src do Expresso Lite. As constantes estão documentadas no próprio arquivo.

Configurações de redirecionamento

Normalmente, para evitar muita concorrência de acesso aos servidores do Expresso ou mesmo permitir a separação dos acessos feitos via estes dispositivos (móveis) do restante dos usuários, o administrador poderá eleger servidores específicos para tratamento destas requisições. Para isso ocorrer o administrador deve habilitar um plugin visando permitir que requisições feitas a partir de dispositivos móveis sejam redirecionadas para um mobile frontend. Essa habilitação é feita pela inclusão da seguinte linha no arquivo init_plugins.php:

Tinebase_UserAgent_Plugin::init(__DIR__ . DIRECTORY_SEPARATOR . 'config.inc.php');

O endereço para onde as requisições serão redirecionadas é configurado pela chave mobile no arquivo config.inc.php:

return array(
...
  'plugins' = array(
     'mobile' => array(
        'redirect' => [TRUE | FALSE]  
        'url' => '[URL MOBILE]',
     )
   )
 );

Observação: para forçar que um dispositivo móvel acesse a interface web, o URL deve ser sufixado com o parâmetro GET web=1. Exemplo: http://xxx/tine20?web=1.

Imagens da aplicação

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas