Admins/ExpressoDrive

De Wiki Expresso V3
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução

O Expresso Drive é uma solução de armazenamento e compartilhamento em nuvem que permite ao usuário compartilhar um arquivo ou uma pasta remotamente, em qualquer ambiente com acesso à internet. Foi desenvolvido com base no ownCloud, plataforma Open Source que permite fornecer em uma nuvem privada serviços para guarda e troca de arquivos maiores do que o permitido via e-mail.

O Expresso Drive é compatível com todas as extensões de arquivos, inclusive executáveis, e realiza a sincronização automática de conteúdo entre a estação de trabalho e a nuvem. É adequado para abrigar e preservar informações corporativas já que a gestão e administração do ambiente são realizadas pela própria nuvem hospedeira, conferindo mais segurança aos conteúdos.

Acessando ExpressoDrive via Browser

Você pode se acessar o Expresso Drive usando qualquer navegador Web, para isso, basta acessar a URL do seu servidor e digitar seu nome de usuário e senha.

Login expresso

Navegando na Interface do Expresso Drive

Por padrão, a interface web do Expresso Drive apresenta inicialmente todos os arquivos do usuário, sendo possível adicionar, remover e fazer alterações nesses dados, baseando-se nos privilégios definidos pelo administrador do sistema.

A interface principal do Expresso Drive contém os seguintes campos e funções:

  • Arquivo: Localizado no canto superior esquerdo, essa opção é utilizada para abrir um menu suspenso, que permite navegar entre os aplicativos disponíveis no sistema

Interface


  • Menu de Informações: Localizado na barra lateral esquerda, fornece filtros e tarefas associadas aos seus documentos. O Expresso Drive proporciona o compartilhamento de arquivo, nesse menu é possível verificar quais documentos estão sendo compartilhados com você e quais arquivos você compartilhou com os outros usuários.
  • Área Principal: É a interface central do Expresso Drive, onde são apresentados os recursos do usuário, os aplicativos e os documentos selecionados.
  • Barra de Navegação: Localizada ao longo da janela de visualização principal, essa barra permite a navegação entre as pastas do usuário. Possibilita acessar todos os níveis de hierarquia das pastas até o nível raiz.

Tela 2

  • Botão “Novo”: Esse botão permite a criação de um novo arquivo de texto simples, uma nova pasta ou permite efetuar um upload de arquivo, a partir de um link específico.

Obs: É possível também, arrastar e soltar os arquivos diretamente do seu computador para área principal do Expresso Drive, efetuado assim, o upload desejado.

Botão Upload


  • Botão “Upload”: Localizado ao lado do botão “Novo” na barra de navegação, a opção upload abre uma caixa de diálogo, que permite a seleção de arquivos que poderão ser enviados para o servidor do Expresso Drive.



  • Campo de pesquisa: No canto superior direito da interface Web, o campo de pesquisa permite efetuar a busca de documentos.
  • Menu de Configurações Pessoais: à direita do campo de pesquisa, é exibido o nome do seu usuário no Expresso Drive, nele é possível acessar um menu suspenso com os ajustes pessoais. Essa página fornece as seguintes configurações e recursos:
    • Informação sobre a cota disponível para a gravação;
    • Nome, endereço de e-mail e foto de perfil;
    • Configurações de idioma da interface; '
    • Gerenciamento das notificações;
    • Gerenciador de certificados SSL;
    • Informações sobre a versão do Expresso Drive


Acessando Arquivos através da Interface Web do Expresso Drive

O Expresso Drive permite acessar seus arquivos através de uma interface web, onde você pode criar, visualizar, editar, apagar e compartilhar seus arquivos. O administrador do Expresso Drive tem a opção de desativar alguns desses recursos, por isso, se algum deles estiver faltando em seu sistema pergunte ao administrador.

O Expresso Drive exibe diferentes ícones para cada tipo de arquivo, ao selecionar um determinado arquivo ou uma pasta, passa a ser exibido os controles disponíveis para essa seleção, entre eles:

Barra opcao
Favoritos:  para marcar um documento como favorito, basta selecionar  a estrela à esquerda do ícone do nome arquivo.
Lápis: permite renomear o nome do arquivo ou da pasta. Essa ação, não altera o nome do arquivo no documento original.
Baixar: efetua o download do arquivo.
Versões: exibe informações sobre as versões do documentos, permitindo reverter um arquivo para um estado anterior.
Compartilhar: é possível compartilhar um arquivo ou uma pasta com um usuário, ou com um grupo de usuários, além de criar hyperlinks para o acesso público.
Lixeira: botão para excluir um arquivo ou uma pasta selecionada, ou ainda, para  excluir um compartilhamento.


Pré-visualização de Arquivos

O Expresso Drive permite visualizar os arquivos descompactados de texto, arquivos OpenDocument, de vídeos e imagem, bastando clicar sobre o nome do documento. O administrador do sistema pode definir quais os tipos de arquivos que poderão ser visualizados, para os demais, o sistema inicia o processo de download.

Editor expresso



Navegando entre Pastas no Expresso Drive

Para navegar entre as pastas do seu Expresso Drive, basta clicar em uma pasta para abri-lá e utilizar o botão “voltar” do seu navegador para passar à acessar um nível anterior. O sistema fornece também, uma barra de navegação na parte superior da tela, onde permite uma navegação rápida.

Navegacao


Criando Arquivos e Pastas

É possível criar novos arquivos ou pastas diretamente pelo Expresso Drive, para isso, clique no botão “Novo” na aba superior.

Menu expresso

Esse menu fornece três opções para a utilização:

Arquivo de texto: Cria um arquivo de texto simples e adiciona o arquivo na pasta atual.
Pasta: Cria uma nova pasta no local atual.
Do link: Efetua um download de um arquivo a partir de uma URL específica.

É possível também, realizar upload de arquivos arrastando e soltando os arquivos diretamente do computador para a pasta desejada do Expresso Drive.


Seleção de Arquivos ou Pastas

Você pode selecionar um ou mais documentos através dos ícones que os representam. Para isso, a caixa de seleção do arquivo ou da pasta deve ser marcada. É possível também, selecionar todos os arquivos da pasta atual, clicando na caixa de seleção localizada na parte superior da lista de documentos.

Ao selecionar vários arquivos, você pode excluir todos os documentos de uma vez, ou baixá-los todos em formato de um arquivo zip.


Filtrando a Visualização dos Documentos

O Expresso Drive possui filtros que facilitam a visualização dos arquivos do usuário. Esse recurso permite visualizar e gerenciar de forma ágil os arquivos, com base nos compartilhamentos efetuados.

Menu 1

É possível optar por uma das seguintes opções para facilitar a visualização dos arquivos:

Todos os arquivos: É o modo de exibição padrão; exibe todos os arquivos que o usuário possui acesso.
Favoritos: Exibe os arquivos ou pastas marcados com a estrela amarela.
Compartilhado com você: Exibe todos os arquivos compartilhados com você por outro usuário ou grupo.
Compartilhado com outros: Exibe todos os arquivos que você compartilhou com outros usuários ou grupos.
Compartilhado por links: Exibe todos os arquivos que são compartilhados por você através de link público.


Movendo Arquivos

O Expresso Drive permite aos usuário mover arquivos e pastas, para isso, basta arrastar e soltar esses documentos em qualquer um dos seus diretórios.


Compartilhamento de Documentos

O Expresso Drive permite compartilhar um arquivo ou uma pasta com um outro usuário, ou ainda, com um grupo de usuários. Qualquer documento que for compartilhado fica marcado com um ícone dessa informação.

Ao utilizar essa opção, o sistema exibe uma caixa de diálogo onde é possível definir o nome do usuário ou o grupo com quem você deseja compartilhar. Caso deseje compartilhar mais de um documento, você deve repetir essa ação separadamente. Verifique também, as permissões que deseja atribuir, opcionalmente, pode ser enviado uma notificação por e-mail.

Compartilhamento

Os compartilhamentos realizados aparecem nas páginas de arquivos dos usuários marcados, juntamente com o nome do dono do arquivo. Para cancelar um compartilhamento, basta clicar no ícone da lixeira ao lado do nome do usuário ou do grupo desejado.


Criando um Link Público de Compartilhamento

Você pode compartilhar arquivos fora de sua organização, com pessoas que não são usuários do Expresso Drive, através de um link de compartilhamento público. Para isso, clique na opção compartilhar e selecione “compartilhar link”.

O sistema cria uma URL pública que permite qualquer pessoa acessar o compartilhamento. Você tem as opções de enviar uma notificação por e-mail, protegê-lo com uma senha e ainda, colocar uma data de expiração para o mesmo.


Gerenciamento de Arquivos Excluídos

O Expresso Drive mantém uma cópia dos arquivos excluídos, permitindo assim, a sua recuperação. Para garantir que os usuários não esgotem o espaço de armazenamento o sistema realiza um gerenciamento da cota em disco para os arquivos excluídos para cada um dos usuário. Esse gerenciamento é realizado da seguinte forma:

O total de armazenamento destinado para aos arquivos excluídos,  não pode exceder mais de 50% do espaço livre disponível ao usuário;
Uma vez que o limite de 50% seja atingido por arquivos excluídos, o Expresso Drive começa a excluir definitivamente os arquivos, começando pela versão
mais antiga, até que limite de armazenamento seja atingindo novamente.

Você pode visualizar todos os arquivos excluídos, clicando no botão “arquivos apagados” no menu de opções.


Exclusão Arquivos

Para apagar definitivamente um arquivo, acesse o menu de arquivos e clique no botão “arquivos apagados”. Após, passe o cursor sobre o arquivo que você deseja excluir e clique no botão da lixeira.

Exlcuidos


Restauração de Arquivos

Para restaurar um arquivo excluído:

  1. No menu de arquivos, clique no botão “arquivos apagados”. O sistema irá apresentar todos os documentos excluídos.
  2. Ao posicionar o cursor sobre o nome do arquivo, será exibida a opção que permitirá a restauração.
  3. Ao clicar no botão “Restaurar”, o sistema irá restaurar o arquivo para o local onde estava gravado originalmente.


Cota de Armazenamento

O administrador do Expresso Drive pode definir uma cota de armazenamento. Você pode acessar essa informação através do menu “pessoal”, e verificar a sua cota e a respectiva utilização.

Cota.PNG


Controle de Versões

O Expresso Drive possui um sistema para o controle das versões dos arquivos. Esse controle cria backups dos arquivos, essa opção é acessada através do link “versões”. Nela é exibido o histórico do arquivo, onde é possível reverter um arquivo para uma versão anterior.

Versoes expresso

Para restaurar para uma versão anterior do arquivo, basta escolher a versão, que o sistema reverterá o documento para o estado desejado.

Acessando ExpressoDrive via ExpressoBR

Visando facilitar o acesso e a sua utilização, foi integrado junto à suíte de comunicação ExpressoBR um módulo para o acesso ao Expresso Drive. Com isso, o usuário tem maior flexibilidade para a sua utilização. Após efetuar o login no seu ExpressoBR, o usuário tem acesso a essa opção através do painel de módulos (canto esquerdo superior).

Painel de modulos.PNG

Fig.1 – Acesso ao Expresso Drive


Navegando na Interface do Expresso Drive

A Figura 2 apresenta a interface da tela de gerenciamento de Expresso Drive, dentro da suíte de comunicação ExpressoBR.

A tela inicial do aplicativo foi estruturada, seguindo o padrão do ExpressoBR e pode ser dividida em 4 seções, conforme indicado na figura abaixo:

Tela 3.PNG

Fig.2 - Painel de gerenciamento do Expresso Drive

1 - Ações contendo uma barra de ferramentas com ícones para: “Upload”, “propriedades”, “apagar”, “criar pasta”, “ir para a pasta superior” e “baixar”;
2 - Controle de paginação e listagem dos arquivos e pastas;
3 - Relação dos arquivos e pastas do usuário;
4 - Acesso rápido para a estrutura de diretórios do usuário

Acessando Arquivos através ExpressoBR

Com o módulo do Expresso Drive o usuário pode acessar, criar e apagar seus arquivos. É possível selecionar um ou mais documentos, através dos ícones que os representam.

Para a seleção de múltiplos arquivos, é necessário manter a tecla shift (ou ctrl) pressionada e selecionar os documentos desejados. É possível também, marcar ou desmarcar todos os arquivos da pasta atual, utilizando o botão de “selecionados” (canto superior direito). Ao selecionar vários arquivos, o usuário pode por exemplo, excluí-los todos de uma única vez.

Ao clicar com o botão direito em um arquivo ou uma pasta, o Expresso Drive exibe um menu com uma série de opções, conforme apresentada nas figuras abaixo.

Navegando entre Pastas no Expresso Drive

Para navegar entre as pastas do Expresso Drive, basta clicar duas vezes na pasta desejada para abri lá, e utilizar o botão “ir para pasta superior” do menu principal para voltar à um nível anterior. O sistema fornece também, uma barra lateral de navegação que permite o acesso rápido entre as pastas.

Ir para.PNG

Fig.4 - Navegando entres pastas


Movendo Arquivos

O Expresso Drive permite aos usuários mover arquivos e pastas, para isso, basta arrastar e soltar esses documentos no diretório desejado.


Ações da Interface Principal

Em sua interface principal, Expresso Drive apresenta os seguintes botões de ações:

Upload.PNGAo clicar neste botão, o sistema abre uma caixa de diálogo que permite ao usuários efetuar o upload de um arquivo. É permitido também, selecionar mais de um arquivo para o envio. Obs.: Outra forma para realizar o upload de arquivos, é arrastando e soltando os arquivos diretamente do computador para a pasta desejada do Expresso Drive.
Propriedades.PNGApós selecionar um aquivo, esse botão exibe uma tela com as propriedades do mesmo, entre elas: o nome do arquivo, a extensão, data de modificação, etc. É possível também, efetuar o download do documento nessa mesma tela.
Apagar1.PNGAo selecionar arquivos ou pastas, esse botão permite a sua exclusão.
Criar pasta.PNGÉ possível criar novas pastas diretamente pelo Expresso Drive, para isso, clique no botão “Criar Pasta”.
Ir para pasta.PNGEsse botão permite a navegação entre as pastas do usuário. Possibilita voltar os níveis de hierarquia das pastas.
Baixar.PNGAo clicar neste botão, o sistema efetua o download do arquivo selecionado.

Além desses botões, a interface do Expresso Drive, possui um campo para pesquisa. No canto superior direito, esse campo permite realizar a busca dos documentos desejados.

Configuração do ExpressoDrive via ExpressoBr

Para configurar o acesso ao ExpressoDrive o usuário administrador deve:

Acessar o módulo Administrador -> Item Aplicações -> Botão direito no item Expressodriver -> Opção Parâmetros; Na aba "Default" habilitar ou não o cache (cache de metadados, melhora o tempo de resposta de requisições repetidas) e definir o tempo de vida; Na aba "External Storage Adapters" deve ser cadastrado um adaptador para acesso ao ExpressoDrive:

Nome: ExpressoDrive
Adapter: Owncloud
Url: https://url.do.expresodrive (substituir pelo endereço atual do ExpressoDrive caso seja diferente)
Usar e-mail como login: Sim (Utiliza o e-mail do usuário no Expresso para autenticar no ExpressoDrive)

Após a configuração o usuário terá disponível no módulo Expressodriver um item chamado ExpressoDrive na árvore de pastas do painel esquerdo;

Drive1.jpeg

Drive2.jpeg

Configurando Tutorial do ExpressoDrive

A URL do help será buscada de config/config.php. Caso não esteja configurada, será utilizada a URL padrão.

Para configurar, inserir em config/config.php:

'help' => '<url do help>',


No caso do link fornecido, ficaria(acertar o link do drive na comunidade):

'help' => 'http://comunidadeexpresso.serpro.gov.br/expressov3/tutorial/html/index.html/',
Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas