Admins/ExpressoAcessivel

De Wiki Expresso V3
Ir para: navegação, pesquisa

Conteúdo

Introdução e necessidade

Em sistemas de computação, acessibilidade é a possibilidade de um deficiente visual ou motor interagir com determinado sistema. Há um conjunto de práticas a serem implementadas para que um sistema seja considerado acessível, e essas práticas costumam ser universais, contando apenas com variações culturais menores. No Governo Brasileiro, o padrão eMAG é o documento que centraliza as ações a serem adotadas para tornar um sistema acessível.

A Portaria Nº 3 do Ministério do Planejamento, de 7 de maio de 2007, traz a determinação legal para que a acessibilidade esteja presente nos sistemas produzidos no âmbito da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional.

Com base nas recomendações do padrão eMAG, W3C e dos usuários diretos foi possível elaborar o módulo de acessibilidade.

Estrutura da aplicação

O Expresso Lite possui um módulo acessível, especificamente projetado para lidar com deficientes visuais e motores. Este módulo, por sua vez, divide-se em submódulos, correspondentes às aplicações encontradas no ExpressoBr, tais como email e calendário.

O módulo acessível do Expresso Lite é somente uma interface, escrita em PHP, para as chamadas e métodos internos do Expresso Lite. Toda as operações são realizadas seguindo a mesma arquitetura e reutilizando as classes-base do projeto, uma vez que o módulo acessível é parte integral do Expresso Lite.

Devido a diversidade do comportamento dos navegadores em conjunto com os leitores de tela disponíveis e utilizados, optou-se por restringir o uso do Javascript principalmente em eventos assíncronos, pois nesses casos, o leitor de tela não identifica posicionamento (foco) esperado pelo usuário.

Como faço para acessar a aplicação acessível?

Na página de login do Expresso Lite, no canto superior esquerdo, há o link "Acesso universal". Este link direciona para o módulo acessível, como pode ser visualizado a seguir, que tem seu próprio formulário de login.

Tela login.png

Utilizando a tecla [TAB] é possível navegar entre os campos de login e senha.

Maiores informações sobre a navegação utilizando o leitor de tela, pode ser visualizado a partir do link [Conceitos sobre Acessibilidade e Usabilidade na Web]


Menu principal

Menu principal.png
Menu principal 2.png


Quando estiver na tela inicial do sistema utilizando o leitor de tela NVDA, o sistema começa automaticamente a ler toda a tela, a menos que o usuário utilize as teclas de atalho para posicionar a leitura pelo leitor de tela em uma das seções da página.

Criação de uma nova mensagem

Na criação de uma nova mensagem de e-mail, são obrigatórios o campo de assunto e destinatário.
Automaticamente o sistema insere uma assinatura caso o usuário tenha configurado uma.
Tela criar msg.png

Leitura de e-mail

As mensagens de e-mail recebidas são visualizadas conforme pode ser visto abaixo.
Tela ler msg.png
A mensagem é subdividida em seções. A seção de ações apresenta as opções como:
      - Responder ou encaminhar a mensagem;
      - Alterar a situação da mensagem para não lida;
      - Excluir ou mover a mensagem para a lixeira;
      - Mover a mensagem para outra pasta;


Na seção de anexos, ao clicar em um anexo da mensagem de e-mail o sistema abre uma janela solicitando a ação de abrir o arquivo ou armazenar o mesmo no sistema de arquivos.

Tela salvar anexo.png


Navegação para outras pastas

O sistema permite a navegação entre as pastas do usuário, a partir da tecla de atalho [p] da tela principal. O sistema mostra a página a seguir contendo um conjunto de links que direciona para a pasta desejada.

Tela pasta.png

O destaque dos links com cores diferentes (amarelo e laranja) objetiva diferenciar as ações realizadas pelos usuários com visão reduzida. Quando o mouse é deslocado sobre o link a cor mostrada é o amarelo. Quando a navegação é efetuada utilizando a tecla <TAB>, ou quando o usuário acionar o link, utilizando o botão esquerdo do mouse, a cor mostrada será o laranja.


Mensagens de alerta

O resultado das ações efetuadas pelo usuário como: marcar uma mensagem como não lida, excluir ou enviar e-mail, são notificas pelo sistema a partir de uma mensagem de sucesso ou não conforme exemplo abaixo:

Tela msg.png

Onde faço download?

O ExpressoBr acessível é baixado junto com o pacote Expresso Lite, que pode ser encontrado na página do projeto.

Ferramentas pessoais
Espaços nominais

Variantes
Ações
Navegação
Ferramentas